terça-feira, 22 de junho de 2010

Dicas para mamãs

Hoje recebi a newsletter do SAPO Família e como trazia uns conselhos interessantes para as mamãs, achei que seria útil partilhar com as outras mamãs que, talvez, não recebem esta informação.

Crie as suas próprias refeições e pequenos petiscos para o bebé. Pouco depois de regressar da mercearia, encha uma série de caixas de plástico (com tampas) com porções individuais dos cereais do bebé e uma série de sacos de sanduíches com snacks, para que os possa ter prontos quando precisa deles para uma refeição ou para sair.


Equipe o automóvel. Mantenha no carro uma reserva de bebidas e pequenas refeições não perecíveis, de fraldas e outros bens indispensáveis, para não perder tempo a juntar as coisas quando precisa de sair de casa. Algumas mães guardam um segundo saco de fraldas no carro para este propósito.

Adira às novas tecnologias. Pague contas, efectue operações bancárias e até as compras pela Internet.

Ponha de molho antes de lavar. Encha o lava-loiça ou um alguidar com água e detergente e coloque os pratos, os biberões e outros utensílios de cozinha lá dentro. Quando regressar, será muito mais fácil lavá-los.

Invista em produtos domésticos. Pondere optar por produtos de limpeza e para lavar a roupa mais “extravagantes”, que poderão custar mais, mas poupar-lhe-ão tempo e energia. Mantenha-se organizada e livre-se da desarrumação utilizando um bom sistema de prateleiras, cestos e outros recipientes

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Molho de tomate pronto a usar



Para poupar tempo na cozinha, preparo um molho de tomate com cebola, alho,azeite, deixo refogar e trituro com a varinha mágica (ou na bimby). Faço em quantidade porque assim posso colocar em tupperwares e congelar. Assim, quando é preciso, é só tirar a dose e colocar no tacho.

domingo, 13 de junho de 2010

Renovação nesta cozinha

Andamos por aqui com ideias de renovação, por isso esta cozinha hoje parece desorganizada, mas esperamos que em breve fique em condições e com um visual renovado.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Frascos de vidro

Tenho o (mau??) hábito de guardar tudo o que possa guardar coisas: frascos, caixas, latas, etc... O resultado é uma quantidade de recipientes que dava para abrir uma loja ;) Mas não ficam sem uso. Por exemplo, na cozinha uso para arrumar as massinhas, pão ralado, etc.. Na foto, da esquerda para a direita, tenho pinhões, amêndoas, massinha pevide, massinha letras, pão ralado.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Iogurtes para quem não tem iogurteira

Qualquer pessoa pode fazer iogurtes em casa. Para isso basta 1 litro de leite morno, um iogurte natural, açucar a gosto ou fruta e... uma panela de pressão. Como se faz? Coloca-se água na panela de pressão, mais ou menos até meio. Fecha-se bem e leva-se ao lume. Quando começa a deitar o vapor fora, desliga-se o fogão. Entretanto já se misturou o leite com o iogurte e os restantes ingredientes, colocou-se nos copinhos ou frasquinhos (aqui usei os boiões de fruta da minha filha). Deixa-se sair o vapor todo da panela (para ser mais rápido coloco debaixo de um fio de água fria no lava loiça) e retira-se a água que lá está dentro deixando um pouco, de modo que os iogurtes fiquem até meio dentro da água quente. Volta a fechar a panela, embrulha numa manta e coloca num sítio abrigado. Eu ponho dentro do forno porque uso uma panela pequena. Deixa-se fermentar pelo menos 8 horas. Passado este tempo é só tirar da panela e pôr no frigorífico. Eu sempre quis ter uma iogurteira e já experimentei uma que me emprestaram, mas desde que aprendi a fazer assim, já não vejo necessidade de comprar uma. Quem não tem panela de pressão pode usar um tacho mas tem que deixar mais água e abafar melhor.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Congelar salsa

Se tiver comprado um ramo de salsa e acha que não vai utilizar toda antes que se estrague, a melhor forma de a conservar é picá-la e guardar numa Tupperware no congelador, fica sempre pronta a utilizar.